titulo sustentabilidade

SUSTENTABILIDADE

 

Ao longo de sua trajetória, a Pernambucanas vem evoluindo com as famílias brasileiras, cultivando uma atuação ética e responsável.  Vivemos uma era de transformações constantes, que se somam e se influenciam mutuamente. Assim também é com a sustentabilidade, tema que veio para permear toda a sociedade, transformá-la positivamente, ressignificando suas atitudes e hábitos.

 

Aqui na Pernambucanas buscamos aprimorar e expandir esse conceito e sua prática, constantemente. Para crescermos de maneira sustentável, buscamos modelos de desenvolvimento que aliem prosperidade econômica, equilíbrio social e uso consciente dos recursos ambientais em nossas iniciativas.

 

Além disso, também ouvimos os nossos colaboradores a esse respeito através das pesquisas de engajamento.  Esse momento, é uma oportunidade para que os nossos colaboradores nos dizerem como acham que esse tema vem sendo tratado. Em nossa última pesquisa, 87% dos colaboradores concordam com a afirmação de que a Pernambucanas é uma empresa socialmente e ambientalmente responsável.

 

Nossa estratégia de atuação é focada em dois eixos: Nossas Relações e Nossa Cadeia de Valor.

 

  


NOSSA CADEIA DE VALOR

 

Fazemos parte do setor nacional de varejo, financeiro e imobiliário e é nosso papel articular os atores destas cadeias e desenvolvermos práticas para construirmos relações sociais, ambientais e econômicas sustentáveis.

 

Nossas iniciativas:

Cadeia de Fornecimento

Na Pernambucanas buscamos estabelecer com os fornecedores uma parceria sustentável, alinhada aos nossos valores e às melhores práticas do mercado.

 

Nosso relacionamento com nossas cadeias de valor são norteados pelo nosso Código de Ética e Conduta e o nosso Guia de Fornecedores & Sustentabilidade Pernambucanas. Ao iniciarmos uma parceria, é realizado um rigoroso processo de cadastramento, também faz parte desse processo o "Aceite", devidamente assinado, deste guia que tem a finalidade de informar aos nossos fornecedores o que minimamente é essencial nessa parceria, em especial, no que se refere às práticas sociais e ambientais.

 

Esse compromisso também norteia nossos contratos, que contemplam cláusulas relacionadas aos direitos humanos como repúdio ao trabalho escravo e trabalho infantil, por exemplo, e cláusulas socioambientais. Isso faz com que 100% das relações estabelecidas com nossos fornecedores de produtos e serviços estejam submetidas a contratos deste perfil.

 

A gestão de nossas cadeias de fornecimento é baseada em nossa matriz de criticidade, que foi estruturada com base em um mapeamento de todas as cadeias onde estamos presentes, tendo como métrica a relevância e impacto da criticidade de cada uma delas, desde comercialização, até suprimentos.

 

Considerando a relevância da indústria têxtil em nosso negócio, contamos com equipes internas dedicadas à gestão de conformidades nessa cadeia. Desde 2011, fazemos parte do programa de Certificação de Fornecedores da ABVTEX (Associação Brasileira do Varejo Têxtil), que audita a adesão às normas legais e questões socioambientais na cadeia produtiva. Essa certificação é um pré-requisito para o cadastramento de novos fornecedores, sendo que 100% dos pertencentes ao setor têxtil têm essa certificação.

 

Além disso, contamos com o Canal de Ética Pernambucanas, instrumento sigiloso para recebimento de denúncias, tanto da cadeia de valor, quanto de nossos colaboradores.

 

Buscamos também estabelecer relações com a sociedade civil a fim de contribuirmos na construção de boas práticas coletivas em nosso setor. Somos associados a ABVTEX que zela pelo desenvolvimento sustentável do varejo têxtil e coordena o programa de certificação, já mencionado, para um mercado formal e ético. Também somos associados ao IDV e a Fecomércio. Nessas instituições, participamos das plenárias executivas e discussões políticas que promovem, além dos fóruns técnicos setoriais, de acordo com a pertinência do assunto, contribuindo para o embasamento dos debates e propostas formuladas por essas instituições.

 

Atuamos também, desde o início da criação do InPacto  (Instituto do Pacto Nacional pela Erradicação do Trabalho Escravo), com o objetivo de fortalecer e ampliar às ações realizadas em prol dessa causa.

 

Produto Sustentável

Além de uma cadeia de fornecimento sustentável, queremos cada vez mais ampliar o oferecimento de produtos sustentáveis aos nossos clientes.  Dois passos importantes foram dados nessa direção: o lançamento do Jeans Sustentável, dentro da nossa coleção de jeans, e uma coleção cápsula sustentável, fruto do concurso Talentos da Moda Sustentável, dentro da nossa coleção de Alto-Verão.

 

Talentos da Moda Sustentável

A coleção foi fruto do concurso Talentos da Moda Sustentável, iniciativa da Pernambucanas em parceria com a Focus Têxtil, que nasceu em 2018, e tem como objetivo incentivar a promoção de jovens talentos brasileiros que traduzam esse conceito em coleções inspiradoras e acessíveis para os nossos clientes. A iniciativa contou com a participação de três estudantes de moda, que tiveram que elaborar suas coleções sustentáveis com o desafio de produzi-las 100% a partir de sobras de tecidos (baixo estoque ou baixa rotatividade) e da nova coleção sustentável da Focus Têxtil.

 

Os participantes passaram por um processo de imersão na Pernambucanas, no qual conheceram e conversaram com as principais áreas comerciais da companhia. Na etapa de desenvolvimento, cada participante contou com a dedicação de um fornecedor parceiro da Pernambucanas e de um membro da equipe de Estilo da companhia, que deram apoio ao processo. Ao final, as coleções foram avaliadas por um júri. O vencedor teve suas peças assinadas e a venda em 33 lojas e também na loja online, junto com a coleção de Alto-Verão. As etapas do concurso foram transmitidas no Canal da Pernambucanas no Youtube. A segunda edição desse concurso já começou, a coleção cápsula vencedora será lançada junto com nossa coleção de alto-verão.

 

 

Nossa Operação

Programa de Meio Ambiente – Gestão de Resíduos

 

Tem como objetivo orientar e conscientizar todos os colaboradores sobre as boas práticas da gestão de resíduos, pautado nos 3Rs (Reduzir, Reutilizar e Reciclar) e na Política Nacional de Resíduos Sólidos. Está à disposição em nossa Universidade Digital, um curso, destinado às lojas da rede para dar autonomia sobre o processo de implementação e monitoramento das ações do programa.

 

Para conscientizar nossos colaboradores sobre a importância dessas atitudes, dentro e fora da Pernambucanas, criamos a Turma do Engajaldo. O objetivo é reforçarmos às equipes a importância de promovermos boas práticas relacionadas à minimização da produção de resíduos, a importância da reutilização de recursos e ao final, a coleta seletiva, além de abordarmos tema como uso consciente de recursos naturais. Por meio de histórias, sempre lúdicas e bem-humoradas, nossos personagens transformam temas críticos e, muitas vezes, delicados em mensagens que aproximam e estimulam a adoção de novas atitudes.

 

As unidades que contam com coleta seletiva, são orientadas a doarem os recicláveis para cooperativas de catadores localizadas em seu entorno, contribuindo assim com o incentivo ao trabalho das cooperativas. Realizamos monitoramento anual nas lojas para termos uma amostragem da produção de resíduos gerados e em nosso escritório central essa pesagem é realizada diariamente, os dados são acompanhados e a partir desses dados é realizado um trabalho de sensibilização, com a Turma do Engajaldo, junto aos nossos colaboradores.

 

Todas as unidades contam com sistema de logística reversa para lâmpadas e reatores para que sejam descartados corretamente e resíduos específicos, tais como, resíduos têxteis oriundos de testes de nossa área de qualidade assegurada e da área de logística e de resíduos eletroeletrônicos provenientes da área de pós-vendas são descartados através de empresas especializadas contratadas com essa finalidade. 

 

Em relação ao consumo de energia, nós fazemos a gestão mensal do consumo de cada unidade a fim de identificarmos oportunidades de redução. Uma das iniciativas é utilizar em torno de 30% do consumo proveniente de fonte incentivada (mercado livre de energia). Nosso consumo mensal representou 5.000.000 MWh em 2018 no total.

 

No consumo de água, também fazemos a gestão mensal do consumo de cada unidade a fim de identificarmos oportunidades de redução, conscientização ou manutenção. Nosso consumo mensal foi em torno de 10.000 metros cúbicos em 2018.

 


NOSSAS RELAÇÕES

 

 Nossa empresa é movida pela riqueza de nossas relações. Respeitar e valorizar a singularidade de cada um, amplia a cultura da diversidade em nossa companhia e as oportunidades de negócios. Queremos construir ambientes que incentivem cada pessoa a ser quem realmente é ao se relacionar conosco, promovendo o melhor de cada um em sintonia com o todo.

 

Esse é um compromisso de todas as áreas da companhia com os diversos públicos com os quais interagimos.

Aqui na página de Sustentabilidade e Responsabilidade Social, falaremos das iniciativas direcionadas a sociedade, com o foco no relacionamento com o entorno.

 

A capilaridade da Pernambucanas é uma característica marcante de nossa empresa. Entendemos que fazemos parte da comunidade e queremos contribuir com os atores locais no desenvolvimento de lugares melhores para todos. Acreditamos que, ao cuidar do entorno, daqueles que estão mais próximos, em nosso bairro, em nossas comunidades, estamos dando um passo importante e estimulante para um país melhor. Por isso, nossas ações são voltadas para as regiões onde a Pernambucanas está presente.

 

Nossas iniciativas:

  • Oficina Escola - Curso de reforma de equipamentos, em parceria com o SENAI, é oferecido em nosso centro de distribuição para colaboradores e moradores da cidade de Araçariguama (SP). A iniciativa tem como objetivo capacitar pessoas de baixa renda da comunidade próxima ao Centro de Distribuição da rede, em Araçariguama (SP), e mais colaboradores da própria companhia para reforma de mobiliários. Todos recebem ao final uma certificação do SENAI. Ao final do curso os alunos que se destacam da comunidade podem ser contratados.

Os colaboradores formados são responsáveis pela reforma de itens das lojas como araras, balcões e manequins, que são 100% reutilizados pela empresa. Assim, reaproveitamos e damos uma vida mais longa aos equipamentos, reduzindo o impacto da produção de novos equipamentos.  

  • Programa de Voluntariado Pernambucanas - A Pernambucanas está sempre procurando maneiras de incentivar práticas de cidadania. Esse é justamente o sentido de nosso Programa de Voluntariado: uma forma de estimular em nossos colaboradores o exercício da cidadania e, ao mesmo tempo, contribuir para melhorar a qualidade de vida das comunidades onde estamos presentes.

Um aspecto importante do programa nas lojas é a preocupação em atender às demandas locais. Por isso, não atendemos um único público. Focamos em atender às demandas de cada localidade. É por meio de comitês locais que a ação se concretiza. Cada loja participante desenvolve um projeto único, definindo o público beneficiado, a frequência de visitas à organização social escolhida, as atividades desenvolvidas e a duração do projeto. Tudo de acordo com as necessidades identificadas naquele local. E a Pernambucanas concede até duas horas mensais na jornada de trabalho de cada colaborador participante do programa.

No Escritório Central, onde temos colaboradores de diversas regiões, firmamos parceria com instituições que atuem em diversos bairros da cidade, como a Associação Viva e Deixe Viver e o Instituto Fazendo História.

  • Campanha do Agasalho - realizada anualmente desde 2005, desde a primeira edição as doações são direcionadas para instituições sociais no entorno de nossas lojas ou através do Fundo Social de Solidariedade do munícipio, com o intuito de beneficiar a própria comunidade local. Nas unidades administrativas é selecionada uma instituição de amplo alcance no munícipio de São Paulo, há alguns anos, nossa parceria é com a Cruz Vermelha.
  • Doações – ocorrem de forma descentralizada, cada unidade tem autonomia para cadastrar instituições do seu entorno para que a doação beneficie instituições locais, desde que atendam às premissas estabelecidas em nossa Política de Doações Pernambucanas.
  • Patrocínios – a Pernambucanas utiliza as leis de incentivo fiscais para patrocínios no âmbito da cultura, saúde e esporte:

Na avaliação dos projetos serão considerados como critérios gerais:

  • Projetos direcionados, prioritariamente, para mulheres, crianças e/ou família;
  • Oferecer ações/ atividades gratuitas ou a preços populares;
  • Seja desenvolvido em localidades onde atuamos;
  • Não ter fins ideológicos e/ou políticos.

 

E sempre que possível, dentro da lei correspondente, abordar como temas transversais:

  • Cidadania/ Inclusão social;
  • Cultura brasileira e/ou brasilidade;
  • Moda Sustentável;
  • Sustentabilidade
  •  

Projetos aderentes a essas premissas podem ser encaminhados ao longo do ano  para ([email protected]).  Solicitamos, sempre que possível, enviar apenas um projeto por apresentação (em Power Point ou PDF), contendo o arquivo no máximo 10 (dez) páginas. Esse e-mail é exclusivo para recebimento desses projetos, demais materiais ou solicitações que não se enquadrem nessa categoria serão desconsiderados. Nosso processo de avaliação ocorre entre agosto e dezembro . Caso o projeto seja pré-selecionado, entraremos em contato para solicitar informações mais detalhadas.  

 

Projetos patrocinados em Destaques:

Instituto Criar - Há três anos, patrocinamos o Instituto Criar que atua na formação gratuita de 150 jovens, por ano, com renda familiar per capita de até meio salário mínimo, promovendo seu desenvolvimento profissional, sociocultural e pessoal, por meiodo audiovisual. 

Dessa parceria, nasceu a ideia de ter uma produtora interna, e o Criar nos auxiliou nessa etapa de criação. Hoje a produtora é responsável pelo desenvolvimento de todas as produções de foto e vídeo internos da companhia. E continuamos fazendo a ponte com jovens recém-formados do Instituto.

Artesol - Desde 2017, patrocinamos, via lei Rouanet, o projeto Rede Artesol – plataforma digital que tem como missão conectar as cadeias produtivas artesanais brasileiras com a sociedade, contribuindo na salvaguarda desses saberes e fazeres. Inaugurada em março de2018, a plataforma tem auxiliado no fomento e valorização desse trabalho e no fortalecimento da conexão entre os elos da cadeia.

Polo aquático ABDA - Há cinco anos, patrocinamos, via Lei Federal do Esporte à Associação Bauruense de Desportos Aquáticos (ABDA), contribuindo com a formação de jovens que se destacam na modalidade de Polo Aquático e participam de campeonatos organizados pela Federação Aquática Paulista. Nossa parceria também viabiliza a continuidade do projeto social desenvolvido pela associação e que atende crianças e jovens da região de Bauru.

Focus Design Vision - Desde 2017, patrocinamos o Focus Design Vision, por meio da lei Rouanet.A iniciativa tem como objetivo capacitar talentos universitários, ligados à moda sustentável, para criar coleções apenas com resíduos têxteis com a curadoria do renomado estilista, Walter Rodrigues. As coleções são expostas no SPFW e locais públicos, em 2018 foi no Pátio das Artes no centro de SP. O projeto conta também com parcerias para desenvolver e capacitar mulheres em situações de vulnerabilidade no ofício de costura, em 2018 os parceiros foram o Instituto Acaia e a Escola de Moda do Estado de SP.

Vocação -  Há mais de cinco anos, patrocinamos a instituição Vocação, que desenvolve conteúdos socioeducativos a profissionais sobre o consumo consciente e empreendedorismo social, visando impactar crianças, adolescentes e jovens. O patrocínio ocorre por intermédio do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e Adolescente (CONDECA) e do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FUMCAD) e o projeto acontece em cinco regiões de São Paulo: Grajaú, Campo Limpo, M’Boi Mirim, Cidade Ademar e Ipiranga.

 


COMPROMISSOS PÚBLICOS - PACTOS

 

Reforçamos publicamente nosso compromisso por uma cadeia de fornecimento, na qual os direitos humanos e a ética sejam garantidos. Somos signatários do Pacto Nacional pela Erradicação do Trabalho Escravo e o Pacto Empresarial Contra a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes nas Rodovias Brasileiras, desde 2012, assim como mobilizamos nossas cadeias de valor a aderir conosco. Realizamos periodicamente sensibilização desses temas na companhia e parceiros estratégicos, assim como monitoramos os avanços desses temas nas práticas da companhia.

Assumimos também publicamente, em 2019, nosso compromisso pela equidade de gênero, tornando-nos signatários da ONU Mulheres. Acreditamos na importância de termos uma sociedade equalitária e trabalharmos coletivamente em prol dessa meta. As mulheres sempre estiveram presentes e foram expressivas em nossa companhia. O Empoderamento feminino faz parte da nossa história, já na década de 70, a Pernambucanas foi pioneira na contratação de mulheres para atuarem como vendedoras em uma época em que elas eram admitidas no mercado apenas para funções administrativas, hoje representam 75% de nossos colaboradores. Elas também são maioria entre nossos clientes e na principal cadeia de valor que abastece nossas lojas, a têxtil. Nos próximos anos, queremos crescer cada vez mais nesse compromisso de um planeta 50/50.

 

Conheça nossa Política de Sustentabilidade e Responsabilidade Socioambiental

 


CONTATOS DA ÁREA DE SUSTENTABILIDADE:

 

As ações Responsabilidade Social e Sustentabilidade da companhia estão sob gestão da área de Sustentabilidade. O e-mail de contato da área é [email protected]

Contatos da gestora da área: Ana Paula Bogmann, gerente de Responsabilidade Social e Sustentabilidade, e-mail [email protected]

Copyright © 2018 Lojas Pernambucanas. Todos os direitos reservados.